II FestFIC – RJ 2017

O II Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (II FestFIC – RJ 2017) aconteceu de 5 a 12 de novembro de 2017, na capital Rio de Janeiro e em municípios como Angra dos Reis (Ilha Grande), Campos dos Goytacazes, Nilópolis, Nova Iguaçu, Pinheiral, Resende e Seropédica.

II FestFIC 2017 RJ vetor

A programação, com cerca de 180 atividades que contemplaram múltiplas linguagens, incluiu espetáculos de dança, teatro, música popular e clássica, exposições, mostras de filmes, saraus, cultura popular, arte pública de rua, atividades recreativas, cursos, palestras, seminários e oficinas.

O FestFIC é um evento gratuito, oferece opções para todas as idades e está aberto a variadas técnicas, conceitos e experimentações. Proporciona o intercâmbio entre universidades, instituições culturais e municípios do Rio de Janeiro, reunindo estudantes, professores, funcionários técnico-administrativos, artistas, mestres populares, grupos e coletivos artísticos. O objetivo é alcançar o público geral das cidades, especialmente alunos do ensino básico, médio e superior, reforçando o compromisso com a arte pública e com a construção de uma nova cidadania cultural.

O Festival realizou a segunda edição em 2017, sendo que a primeira foi o FestFIC 2015. As atividades são realizadas, principalmente, por instituições públicas de ensino técnico e superior do Estado do Rio de Janeiro que compõem o Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC-RJ). Atualmente, é formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sckow (CEFET – RJ), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Além das propostas dos integrantes do FIC, são avaliadas atividades produzidas por outras instituições e por proponentes independentes que desejam participar da programação, como foi o caso (2017) do Palácio da Justiça – RIO e de alguns artistas e produtores das cidades, configurando mais uma oportunidade de reforçar a integração com o público externo.

Acompanhe as informações sobre o Festival:

II Festival Interuniversitário de Cultura – Festfic 2017

https://www.facebook.com/FestFIC2017/

https://www.instagram.com/festfic2017/?hl=pt-br

www.forum.ufrj.br

Anúncios