UFRJ

Além das atividades de ensino, pesquisa, extensão e das assessorias a organizações governamentais e não governamentais, a UFRJ tem plena consciência do seu papel também como grande centro e agente de produção e difusão cultural, artística e científica na esfera pública. Anteriormente conhecida como Universidade do Brasil, passou por intensos conflitos ao longo dos anos, na tentativa de afirmar uma política democrática.

É  uma Universidade Federal, mas estamos no passado e no presente da cidade do Rio de Janeiro, com museus e prédios históricos, que inscrevem no espaço urbano a vida universitária e fazem da Universidade guardiã de parte expressiva do patrimônio cultural do Rio, com eventos científicos, culturais e artísticos.
Coerente a essa tradição e trajetória histórico-cultural, a UFRJ aprova, em 2014, o VOCÊ FAZ CULTURA, um documento resultante de amplo debate entre a comunidade acadêmica, com o objetivo de pensar uma Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural para a Universidade.

Ademais, a UFRJ entende que seus esforços para levar adiante sua Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural se potencializam sempre que se realizam em cooperação com as demais universidades, especialmente, as universidades de nosso estado e nossa cidade. Assim, a cooperação e a promoção conjunta de programas, projetos e ações constitui diretriz de primeira ordem da nossa Política.

https://ufrj.br/

 

Anúncios